19.5.08

Top 50 independente + 40 anos d' Os Mutantes na Senhor F

Em plena segunda-feira (19), o site Senhor F deu uma de jornalista inglês e listou os 50 discos mais importantes do cenário independente brasileiro nos últimos 10 anos.

Organizado em ordem alfabética pra não criar polêmica, a lista aponta com propriedade um monte de bons lançamentos que foram desovados de 1998 pra cá. Porém, contudo, todavia, ENTRETANTO, o pessoal às vezes força a barra pra incluir um ou outro nome mais conhecido, se valendo de discos meia boca lançados pelo tal artista durante o período em questão. Ora, ao invés de incluir Uma Tarde na Fruteira, disco novo de Júpiter Maçã lançado no início do ano pela Monstro Discos, não seria melhor admitir que o dito cujo não soltou nada de relevante - ou ao menos de repercussão suficiente que justificasse sua presença na lista- nos últimos dez anos (o indispensável A Sétima Efervescência saiu em 1996)? Deixa os caras.

Mas, justiça seja feita, a lista resgata bons nomes da cena "indie" que sumiram ou acabaram de vez como Acabou La Tequila, Video Hits, Thee Butchers' Orchestra, brincando de deus (assim, em minúsculas mesmo), entre outros.

Enfim, eis os 20 primeiros nomes da lista. Corra pra baixar em blogs descolados ou separe uma graninha da mesada e vá gastar nos sites dos selos comprando os discos originais. Não todos, que fique claro. Confie no seu taco e em sua inegável habilidade para separar o joio do trigo.

1.Acabou La Tequila – O som da moda (RJ)
2.Astromato – Melodias de uma estrela falsa (SP)
3.Autoramas – Stress, depressão e síndrome de pânico (RJ)
4.Beto Só – Lançando sinais (DF)
5.Bidê ou Balde – Se o sexo é o que importa, só o rock é sobre o amor! (RS)
6.Bois de Gerião – Bois de Gerião (DF)
7.Brincando de Deus – Brincando de Deus (BA)

8.Cachorro Grande – Cachorro Grande (RS)
9.Cordel do Fogo Encantado – Transfiguração (PE)
10.Eletrola – Eletrola (PA)
11.Faichecleres – Indecente, imoral e sem-vergonha (PR)
12.Frank Jorge – Carteira nacional de apaixonado (RS)
13.Galinha Preta – 3 em 1 (DF)

14.Grenade – Is an out of the body experience (PR)
15.Júpiter Maçã – Uma tarde na fruteira (RS)
16.Laranja Freak – Brasas lisérgicas (RS)
17.Lobão – A vida é doce (RJ)
18.Los Hermanos – O Bloco do eu sozinho RJ)
19.Los Pirata – Los Pirata (SP)

20.Los Porongas – Los Porongas (AC)

Confira o resto da lista aqui.

[[Mutantes: 40 anos ]]

A edição nova do site traz também um material comemorativo aos 40 d'Os Mutantes. Na verdade, não são textos inéditos, mas sim um apanhado do que de melhor o site publicou sobre a banda nos últimos dez anos.

Entre os mais interessantes, há artigos sobre as raridades lançadas por Sérgio, Arnaldo & Rita quando ainda atendiam pelo bizarro nome de O' Seis e uma antológica entrevista de 1969, originalmente publicada na revista Realidade. Quem solta o verbo também é o maestro Rogério Duprat, que estava para Os Mutantes como George Martin estava para os Beatles.

Curtam essa lombra aqui.


Nenhum comentário: