14.5.08

Da série "Bizarrices que tenho ouvido obssessivamente nos últimos dias":

[[[Mogwai]]]



Resumindo, são cinco escoceses malucos tarados por cinema, ficção científica e pelos Stooges - ainda que o som passe bem longe. Já têm cinco álbuns e um punhado de EPs no currículo, cheios de canções longas, quase sempre instrumentais, pontilhadas por períodos de melancólica calmaria - inclua aí fraseados de guitarra de fazer o capeta encolher o rabo entre as pernas - e paredes ruidosas de feedback estilo "fique surdo ou morra tentando". Algo como o ponto perdido entre Velvet Underground, Pink Floyd (antes da fase punheta Waters) e o Black Sabbath dos idos de 73. Há quem diga que isso é o tal do pós-rock, mas garanto que esse bicho não me mordeu.

Para os intrépidos aventureiros que quiserem conhecer mais a fundo (sem trocadilho) o som dos caras recomendo a audição imediata do sensacional Rock Action [01], talvez o mais acessível aos neófitos. Depois de ouvir e gostar, pode mergulhar de cabeça em Young Team [97] e Come On Die Young [99]. E no que mais você encontrar deles pela frente e assim sucessivamente, até que seu juízo exploda.

Eis uma pequena amostra que une uma música muito massa a um vídeo bem assombroso, apesar de tosco (não veja antes da hora de ir dormir).

[[Mogwai - "Stanley Kubrick"]]




Para baixar os discos, procure o tópico referente a banda na comunidade do (site de relacionamentos) orkut Discografias. Lá tem tudo e mais um pouco.

Nenhum comentário: