6.5.08

Take it easy my brother Gil


Na última quinta-feira (1º de maio), o ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou que vai encaminhar ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pedido de instauração de processo de reconhecimento do uso do chá ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira. O chá é feito a partir do cipó de mariri e das folhas de chacrona. As substâncias psicoativas das duas plantas podem produzir alucinações no usuário.

O anúncio foi feito durante cerimônia realizada no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, também chamado de Alto Santo, em Rio Branco (AC). O ministro recebeu a solicitação em documento assinado por representantes dos três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras, e endossado pelo governador do Acre Binho Marques (PT), pelo deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), presidente da Assembléia Legislativa, além da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), articuladora do projeto de reconhecimento do uso ritual da ayahuasca.

Apesar das propriedades alucinógenas, o uso do chá é permitido no Brasil para ritos religiosos. O uso causa, segundo estudos científicos, alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarréia. A palavra ayahuasca tem origem indígena e é traduzida para o português de duas formas: “corda dos mortos” ou “vinho dos mortos”.

Gil destacou que as religiões que utilizam o chá Ayahuasca (também conhecido como Vegetal ou Hoasca) são traços importantes da cultura brasileira, na aproximação dos homens com Deus. “Espero que nós possamos celebrar em breve o registro do ayahuasca como patrimônio cultural da nação brasileira”, disse o ministro. “Neste caso, específico, acrescenta-se o afeto em relação a outra dimensão importantísssima para a vida, que é a Natureza.”, completou.

O ministro foi convidado para participar do II Congresso Internacional do Hoasca, nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Brasília, onde pesquisadores, juristas, acadêmicos e membros dos três trocos fundadores das doutrinas ayahusqueiras (Alto Santo, União do Vegetal e Barquinha) vão debater os últimos estudos realizados com o chá. Gilberto Gil disse que o Iphan vai examinar “com todo zelo, carinho e responsabilidade” a solicitação.

A programação do II Congresso Internacional da Hoasca, evento promovido pela religião União do Vegetal (UDV), encontra-se no site, onde também podem ser feitas inscrições.

*Fonte: Cultura e Mercado

** Em memória de Allen Ginsberg [[1926-1997]] (foto feia acima), que curtia essa lombra e quando tinha vontade escrevia bons poemas.

2 comentários:

Anônimo disse...

noffa! fazendo cara de quem tá levando pau no cu esse jinsberg.

Hugo Morais disse...

Faça a sua lombra.