31.5.08

Do the d-evolution

Só porque os anos 80 foram bizarros, mas por increça que parível, algumas coisas boas surgiram naqueles anos nefastos. E, na real, o Devo escapa tranquilo dessa sina: a década maldita marcou o auge da banda, mas os heróis da "de-evolução" começaram a aprontar das suas nos idos de 1973 em Akron, Ohio.



A teoria de que a humanidade, ao invés de progredir, estaria regredindo tornando-se cada vez mais primitiva e burra surgiu como uma piada entre os amigos Gerald Casale e Mark Motherbaugh, no início da década de 70. Logo, com a ajuda de outros comparsas não menos insanos, os dois transformaram a idéia numa das bandas mais criativas e críticas de todos os tempos que não via problemas em soar punk, new wave ou pop - às vezes numa mesma faixa.

O álbum de estréia, Q: Are we not men? A: We are Devo! saiu em 78, recheado de clássicos instântaneos como "Mongoloid", "Gut Feelling" e "Incontrollable Urge" (mais tarde coverizada pelos garageiros do Mummies em alguns shows). Mas o grande destaque era a estranha versão para "Satisfaction" dos Stones, marcada por um andamento robótico e pelo que pode ser definido como um "anti-riff" (?) de guitarra. Melhor que a original, na minha modesta opinião.

Dois anos depois, emplacaram o hit "Whip It" do álbum Freedom of Choice, que acabou puxando a faixa-título a reboque. De Oh, no! It's Devo! (82) saíram "Peek A Boo" e a genial "That's Good".

Para ter uma idéia do quanto essa banda é boa, tenham em mente o seguinte: enquanto todo mundo mergulhava de cabeça na temível sonoridade e estética dos anos 80 (sintetizadores, bateria eletrônica, teclados-guitarra, cromaqui, etc), o Devo fez questão de se utilizar fartamente desses recursos, mas sempre como tiração de onda em tempo real. Ou seja: os caras faziam piada com os anos 80... durante os anos 80! Coisa de gênio.

Enfim, eis alguns vídeos da banda, cuidadosamente pinçados do YouTube.

P.S.: Curiosidade besta: o vocalista, guitarrista, tecladista e o-que-mais-aparecer Mark Mothersbaugh, que você de óculos em todos os vídeos abaixo, compôs a trilha incidental dos filmes Rushmore, Os Excêntricos Tennenbauns e A Vida Marinha com Steve Zissou, todos de Wes Anderson. Neste último, há uma música do Devo na trilha sonora.

[[(I can't get no) Satisfaction]]


[[Whip it]]


[[That's good]]

Um comentário:

Anônimo disse...

Devo, yeh!!