7.7.08

Leia os livros, veja os vídeos

Descobri que a Flip tem um canal oficial no YouTube, recheado de vídeos das mesas de debate e de algumas figuras pitorescas que povoavam as ruas da cidade durante os dias do evento. Até agora, foram postados 28 vídeos, mas acredito que o pessoal ainda vá colocar mais.

Pinçei alguns, que comento logo abaixo, mas isso não redime você que lê daí de ir até lá dar uma sacada no resto do material. É só clicar aqui e ficar de olho, pra ver se os caras colocam vídeos da mesa de debate de Neil Gaiman e Richard Price e de outros momentos legais do ocorrido.

Eis os vídeos:

[[Rua do Comércio, Paraty]]


Rua principal do Centro Histórico de Paraty, onde se concentra a maiora dos malucos que por lá circulam. No vídeo, dá pra ter uma idéia da diversidade da fauna. Não dá para ver na tela, mas o restaurante em frente ao qual estão sentadas as pessoas da mesa (0:19), se chama Corto Maltese, em homenagem ao clássico personagem dos quadrinhos de Hugo Pratt. Um pouco mais adiante, depois do cara com a harpa (1:19) dá para ver, no canto esquerdo da tela, a banquinha de livros onde torrei meus tostões.

[[Humberto Werneck e Xico Sá sobre Jayme Ovalle]]


Trecho da mesa "Conversa de Botequim", entre Humberto Werneck e Xico Sá, mediada por Paulo Roberto Pires. Uma das mesas mais legais da história toda. A conversa girou em torno de uma porção de assuntos (inclusive a geografia tortuosa dos orifiícios do corpo humano), mas o centro era sempre a figura e a influência de Jayme Ovalle na literatura e na música brasileira, tema do livro O Santo Sujo, que Werneck lançou na Flip. No vídeo, Werneck relata um episódio hilário entre Ovalle e Fernando Sabino, na época em que os dois moravam em Nova Iorque. Na sequência, irrompe Xico Sá com tiradas do quilate de "Eu bebo pra caralho e escrevo socialmente".

[[O catecismo de Xico Sá]]


Xico Sá lê trechos do "Manual de Civilidade Destinado às Meninas para o Uso na Escola", retirado de seu livro Catecismo de Devoções, Intimidades e Pornografias. Tire as crianças da sala para ver esse. Antológico, de longe o melhor do pacote.

Por enquanto, é só. Caso apareça algo mais no canal da Flip do YouTube, posto aqui ou ao menos colo o link.

p.s.: Procurem também, no mesmo canto, os vídeos da mesa de Tom Stoppard. Muito massa, mas como o homem fala pra cacete o vídeo está dividido em três partes. Não postei porque ia ficar muito pesado, mas vá lá e confira.

Nenhum comentário: