22.1.08

Páginas amarelas & outras notícias


A editora L&PM soltou no mercado em sua coleção de livros de bolso três títulos bacanas, dois deles fora de catálogo há muito tempo.

Ao preço assaz camarada de 15 mangos (em média), chegam nas livrarias, bancas de revistas e farmácias de todo Brasil as novas edições de Um Parque de Diversões na Cabeça, de Lawrence Ferlinghetti; O Primeiro Terço, de Neal Cassady; e Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira & Seymour: Uma Introdução, de J.D. Salinger (o malaco aí da foto).

Os livros de Ferlinghetti e Cassady já haviam sido lançados no Brasil pela editora Brasiliense e pela própria L&PM, respectivamente, mas se encontravam fora de catálogo há tempos, causando disputas violentas em sebos do Brasil inteiro, onde eram vendidos a peso de ouro. Os dois livros são clássicos da literatura beat (a porção dela que realmente importa, diga-se).

Existe uma edição anterior do livro de Salinger, pela Companhia das Letras, que é bastante boa, ainda que um tanto arredia nas prateleiras. A edição nova é mais do que bem vinda e talvez sirva para mostrar que o homem escreveu muito mais do que O Apanhador no Campo de Centeio. Se o senhor(a) que lê isto não conhece Salinger (ou o conhece apenas o livro citado na frase anterior), mas gosta da estética "universo dentro de uma bolha" de Wes Anderson (especialmente em Os Excêntricos Tenenbaums), pode comprar e ler sem medo. Aliás, leia tudo desse cara que você conseguir.

Desnecessário dizer, mas é bom reteirar: o Canalhismo Fantástico recomenda veementemente a leitura dos três livros.

Linx:

Lawrence Ferlhingetti/ City Light Books
Neal Cassady
J.D. Salinger

[[[[[[[Em uma história não muito relacionada.... ]]]]]]

Já começaram a rolar as boatarias dos festivais de música que devem rolar este ano. No Abril Pro Rock, fala-se em Rage Against the Machine, Bad Brains e Wilco como atração internacional. Na gringa, já saiu a programação oficial do Coachella 2008. O blog stereogum já soltou.

E a propósito...

Eu sobrevivi ao show do Zeferina e Honkers, citado no fim do último post. O Zefirina, apesar dos pesares, foi bastante bom. Honkers, apenas ok. Em um próximo post, impressões mais abalizadas.

Até.

2 comentários:

Alex de Souza disse...

Na real, sou mais o título que eu conhecia: Pra cima com a viga, moçada!

Hugo Morais disse...

A p-u-l-i-ç-a acabou com um show do Zefirina em João Pessoa.