12.1.08

Metal Massacre 2007



Este ano, ao invés da indefectível e já insuportável listinha de "melhores do ano", o Canalhismo Fantástico resolveu fazer diferente. Devido ao caráter apocalíptico do ano que chega ao fim, o blog optou por listar os piores FINS DE CARREIRA, ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES E PASSADAS DESTA PARA A MELHOR de 2007. O humor pode ser mórbido às vezes, mas é necessário.

[[Música]]

1. Piores fins de banda do ano:

Ás vésperas de vir tocar no MADA e injetar um pouco de diversão no já saturado festival, os goianos do Hang The Superstars decidiram pendurar as chuteiras. Motivo alegado? Perdeu a graça. O paradeiro atual dos integrantes é desconhecido.

Quem mandou um "vou ali nas gravações do novo dos Strokes e já volto", foram os cariocas-barra-mitos orkutianos do Los Hermanos. Sábia decisão, partindo do princípio de que nem os caras deviam aguentar mais tanta babação por parte da crítica e/ou fãs. Souberam morrer na hora certa e se consagram no além-túmulo como a maior banda brasileira dos últimos anos, ao lado da (ainda ativa, graças a Deus) Nação Zumbi.

1.1. Ocorrências registradas

Não vamos sentir muita falta deles, mas as ocorrências carecem de registro. Também separaram-se para (esperamos) todo e eterno sempre Sandy & Junior, Audioslave, New Order e Le Tigre. Vão com Deus!

2. Zumbizêra: Defuntos que deveriam ter permanecidos na cova!

2007 também foi um ano pródigo em retornos improváveis no mundo da música. O mais bizonho, sem dúvida, foi o do Police. O caça-níqueis de Stiling passou por aqui no início de dezembro, esbajando simpatia, botox e hits de novelas globais.

Quem resolveu sair de casa para ganhar uns trocados foram os ex-ingleses do Jesus and Mary Chain. Os irmãos Reid fizeram as pazes e retornaram aos palcos no festival de Coachella com direito a uma participação de Scarlett "Woody Allen me adora" Johansson. Rumores dão conta de que os manos devem entrar em estúdio em breve para gravar disco novo. Torçam contra.

O Rage Against the Machine também reapareceu em Coachella, com o vocalista original Zack de la Rocha. Apesar das previsões do guitarrista Tom Morello, o impeachment de Bush não aconteceu após o show.

As Spice Girls também voltaram a toda, Geri Halliwell incluída no pacote. Que venham os singles.

Em terras nacionais, o pico alto do horror foi a trucentésima volta do RPM. Os quatro integrantes originais já andaram fazendo shows juntos e, dizem por aí, devem lançar disco novo no ano que vem, dependendo da agenda do tecladista Luiz Schiavon, atualmente na banda do Caçulinha.

3. Defuntos definitivos

A maior perda da música em 2007 aconteceu aos 45 do segundo tempo. Ike Turner, ex-marido de Tina, faleceu em 12 de dezembro de causa ainda não declarada oficialmente. Ike estava trabalhando em um disco novo, em pareceria com o produtor Danger Mouse (Gnarls Barkley, Gorillaz) e o duo blueseiro Black Keys. Sem piadas dessa vez.

[[Cinema + TV]]

1. Quem morreu de verdade

No dia 30 de Julho, morreu o sueco Ingmar Bergman (O Sétimo Selo, Gritos e Sussuros). Poucas horas depois, Michelangelo Antonioni (Blow-Up, Profissão: Repórter) ia pro saco. Cineclubes do mundo inteiro choraram a perda dos dois mestres cabeçudos.

Em setembro, a tevê brasileira perdeu o genial Pedro de Lara. Jurado de Sílvio Santos, radialista, ator de chanchadas e astrólogo (não necessariamente nesta ordem), de Lara sofria de câncer de próstata. Sempre fiel a sua linha editorial, preferiu abotoar o paletó do que fazer o exame de toque. Cabra macho.

Outra que passou para o lado de lá foi Nair Bello, elevando ainda mais o índice de mortalidade do elenco do Zorra Total.

2.Cancelamentos de séries e projetos

Este ano foi ao ar na gringa a última temporada da Família Soprano, o que é uma bosta. Por outro lado, The O.C., Gilmore Girls e Pimp My Ride também fecharam a tampa este ano. Nada mal.

Vale lembrar também a saída de Martin Scorsese da produção de Frank Machine, filme que ia finalmente reunir o diretor de sobrancelhas fartas com o (atualmente) ator de silhueta farta, Robert de Niro. O projeto agora caiu nas duvidosas mãos de Michael Mann (Colateral, Miami Vice).

3.Menção honrosa

Para a MTV que matou 80% de sua programação de clipes, mas NÃO enterrou o VMB que este ano bateu recordes no quesito "vergonha alheia". Fica a sugestão pro próximo ano.

[[Geral]]


1. A Bizz acaba... de novo.
2. A Velvet Café & Música, a última loja de discos de Natal encerra atividades para tentar a sorte no mundo virtual.
3. O Bar do Cabo, o melhor boteco da cidade e - certamente - um dos melhores do mundo, tem um fim trágico por conta da idiotice alheia.


[[Segue o sangue!]]



Apesar do clima deprê, 2007 ainda teve (poucas) coisas boas.
Sendo curto e grosso:

[[Discos]]:

Apesar da continuidade da praga new rave (aka música de paca), ainda deu pra sacar uns discos bons. Nesse Brasilzão de meu Deus, as melhores bolachas foram Teletransporte, do Autoramas; Hurtmold, idem; e, aos 45 do segundo tempo, Fome de Tudo, da Nação Zumbi.

Na gringolândia, deu Sky Blue Sky, do Wilco e The Black and White Album, dos Hives. O do Radiohead, confesso, nem ouvi ainda. Mas deve ser bom também.

[[Filmes]]:

Grindhouse na cabeça. O projeto de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino garantiu boas e melhores risadas neste ano tão nefasto. Ainda não vi I'm Not There, nem o novo dos Irmãos Coen, de modo que estes filmes simplesmente não contam.
R.I.P.

Chega. Logo mais tem mais.

Um comentário:

Hugo Morais disse...

Bela retropectiva. Poderia ser a da Grobo. As fotos não estão abrindo. Possíveis projetos mutcho loucos pela frente. Ao vivo passo detalhes.