7.1.09

R.I.P. Ron Asheton

Péssima maneira de começar o ano: Ron Asheton, guitarrista e membro-fundador dos Stooges, foi encontrado morto ontem (vulgo terça-feira, 06 de janeiro), em sua casa em Ann Arbor, nos arredores de Detroit.

A causa da morte, aparentemente, foi ataque cardíaco. O corpo foi descoberto depois que o agente de Asheton procurou a polícia após tentar contactá-lo por vários dias, sem sucesso. Aparentemente, o Stooge já estava morto há vários dias. Ron Asheton tinha 60 anos.

Asheton fundou os Stooges ao lado do irmão Scott, que era baterista, do baixista Dave Alexander (o primeiro Stooge a morrer, em 1975) e de um tal de Iggy Pop. No terceiro álbum da banda, Raw Power, Ron passou para o baixo dando a vez ao bicão James Williamson que, embora longe de ser um guitarrista meia-boca, nada mais era do que um macaquito do guitarrista original.

Após algumas participações nos discos solos de Iggy Pop, Ron e o irmão Scott se reuniram ao Iguana na nova encarnação dos Stooges, que pariu o controverso The Weirdness. A banda ressucitada (com o reforço de Mike Watt no baixo), passou pelo Brasil no festival Claro Q é Rock, nos idos de 2005. O último show com Ron, segundo a wikipedia, foi no dia 24 de setembro, em moscou.

Além dos Stooges, Ron Asheton tocou nas bandas Destroy All Monsters e New Race.

De acordo com o articulista Stuart Berman, do site Pitchfork, a influência de Ron Asheton como guitarrista foi "fundamental para o surgimento de qualquer subgênero do rock que habite as prateleiras de uma loja de discos: glam, metal, punk, indie rock, gótico, hardcore, indie rock, shoegazer, metal e noise".

Assino embaixo. De volta ao expediente, com aquela sensação que todo fã de música experimenta ao menos uma vez na vida: a de se sentir convalecido pela morte de alguém que você não conheceu ou que sequer sabia da sua existência. Isso, claro, é o do menos, se é que vocês me entendem.

Nenhum comentário: