21.6.08

Pergunte ao capeta


Pérolas de sabedoria retiradas de O Dicionário do Diabo, do jornalista, escritor e cínico em tempo integral Ambrose Bierce (1842 - ??).

Acusar verbo trans. dir. Afirmar a culpa ou ignomínia de um outro, geralmente para justificar a nós mesmos que cometemos uma injustiça com ele.

Advogado subst. masc. Um especialista em desvios da lei.

Amor subst. masc. Loucura temporária, curável mediante o casamento ou a remoção do paciente do âmbito das influências causadoras da perturbação. Esta moléstia, à semelhança da cárie e doutros males, só prevalece entre raças civilizadas que vivem em condições artificiais; as nações bárbaras, respirando ar puro e comendo alimentos simples, gozam de imunidade dos seus estragos. Doença às vezes fatal, mas freqüentemente ao médico do que ao doente.

Ano subst. masc. Um conjunto de trezentos e sessenta e cinco decepções.

Assassinar verbo trans. dir. Criar uma vaga sem nomear um sucessor para ela.

Criminoso subst. masc. Alguém com mais iniciativa do que discrição, que aproveitou uma oportunidade e infelizmente se apaixonou por ela.

Delito subst. masc. Uma violação da lei de categoria inferior a um crime e que não dá direito a ser aceito na distinta sociedade dos criminosos.

Favor subst. masc. Breve prólogo para dez volumes de cobrança.

Guilhotina subst. fem. Um aparelho que faz com que um francês dê de ombros por um bom motivo.

Homicídio subst. masc. O assassinato de uma pessoa cometido por outra. Há quatro tipos de homicídio: culposo, desculpável, justificado e louvável. No entanto, para o assassinado não interessa absolutamente o tipo de que foi vítima - a classificação só é de utilidade para os juristas.

Imunidade subst. fem. Juridicamente: riqueza.

Juramento subst. masc. Em direito: a apelação solene a um ser divino, que prevê para a consciência uma pena em caso de perjúrio.

Justiça subst. fem. Uma mercadoria que o Estado vende ao cidadão numa condição mais ou menos adulterada como recompensa por sua fidelidade, seus impostos e seus serviços prestados.

Ladrão subst. masc. Um comerciante sincero.

Lógica subst. fem. A arte de pensar e raciocinar estritamente de acordo com as limitações e incapacidades da falta de entendimento do ser humano.

Narcótico subst. masc. Uma porta destrancada na prisão da identidade. Ela conduz ao pátio da prisão.

Polícia subst. fem. Uma tropa armada para proteger e para tomar parte.

Suspeitar verbo trans. dir. Atribuir a outrem delitos que você mesmo não foi levado a cometer porque não teve oportunidade.

Um comentário:

Hugo Morais disse...

Muito bom. Rapaz inteligente.